Ilha Tv - Ilhabela
CIDADE NOSSA TV ENTRETENIMENTO ESPORTE VIVER BEM POLÍTICA GUIA ILHABELA CLASSIFICADOS
           
Cidade

PÁGINA ANTERIOR


Projeto - Praça da Paz

Prefeito de Ilhabela apresenta projeto da “Praça da Paz” em missa com Bispo Diocesano na Peregrinação “Caminhos de Anchieta”



Em missa solene realizada na noite de quinta-feira (23/6), na Capela São João, localizada no Perequê, em Ilhabela, com a presença do bispo diocesano José Carlos Chacorowski, o prefeito Toninho Colucci anunciou a construção da “Praça da Paz”, que receberá a estátua de São José de Anchieta, dentro do projeto realizado em várias cidades do Estado de São Paulo denominado “Caminhos de Anchieta”. De acordo com o prefeito, a praça será construída na própria orla do Perequê, onde hoje se encontram uma banca de venda de pescados e um contêiner da Petrobras. “Com a entrega dos novos prédios do Paço Municipal em setembro, todos os setores que hoje estão em um imóvel desapropriado na Avenida São João, na orla do Perequê, irão para a Nova Prefeitura. Com isso, este imóvel da praia – uma casa com vários cômodos – será aproveitado para um Mercado de Peixe, estrutura para o desenvolvimento do Kite Surf e de suporte aos moradores que chegam da Praia do Bonete e outras comunidades tradicionais. Desta maneira, liberaremos a área onde vamos construir a praça que receberá o Marco da Paz”, explicou Toninho Colucci.

A missa solene co-celebrada pelos padres Matheus e Márcio, de Ilhabela, e André Luiz, de Caraguatatuba, teve a presença da presidente do Fundo Social e secretária de Saúde, Dra. Lúcia Colucci, do secretário da Cultura, Benedito Augusto dos Santos e do vereador Carlinhos Oliveira. A celebração foi marcada pela apresentação da estátua de São José de Anchieta, que posteriormente será instalada na nova praça. “São José de Anchieta foi um exemplo na missão de levar o Evangelho. Ilhabela está nessa história, que ficará simbolizada no Marco da Paz”, citou o bispo Dom José Carlos.

Padre Anchieta

São José de Anchieta foi um padre jesuíta espanhol e um dos fundadores da cidade brasileira de São Paulo. Beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo papa Francisco, ele ficou conhecido como o “Apóstolo do Brasil”, por ter sido um dos pioneiros na introdução do cristianismo no país. Em abril de 2015 foi declarado co-padroeiro do Brasil na 53ª Assembleia Geral da CNBB. O padre nascido nas Ilhas Canárias foi autor da primeira gramática da língua Tupi-Guarani e um dos primeiros da literatura brasileira.

2ª Peregrinação Caminhando com Anchieta

Começou na noite de quinta-feira (23/6), em Ilhabela, os preparativos finais para a Peregrinação “Caminhando com Anchieta”. A Missa de Envio foi realizada nesta sexta (24/6), às 5h30, na Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, na Vila. De lá, 50 peregrinos partiram a pé com destino a Ubatuba. Eles estão identificados com bonés, camisetas e bandeiras e contam com carros de apoio para alimentação. Os peregrinos passarão por várias Igrejas Católicas durante o trajeto por São Sebastião e Caraguá, chegando em Ubatuba no domingo (26/6).

A história e testemunho de vida deste santo missionário e evangelizador inspirou o nome do Seminário maior da Diocese, instalado na cidade de Taubaté. Esta primeira homenagem reforça o carinho do povo do Litoral Norte. A história conta que Padre Anchieta passou por Ilhabela, onde teria sido abrigado durante a tentativa de ações piratas. Em Ubatuba escreveu o famoso poema à Virgem, na Praia do Cruzeiro.


contato@ilhatv.com.br | (12) 3895-4295 Copyright © Todos os diretos reservados