Ilha Tv - Ilhabela
CIDADE NOSSA TV ENTRETENIMENTO ESPORTE VIVER BEM POLÍTICA GUIA ILHABELA CLASSIFICADOS
           
Cidade

PÁGINA ANTERIOR


Turismo Sustentável

Capital da vela e a maior ilha oceânica do Brasil, Ilhabela é também parte importante da Reserva Mundial da Biosfera, cenário perfeito para sediar o primeiro Workshop de Turismo Sustentável, realizado na ilha entre 1o e 3 de abril, como continuidade das atividades do World Travel Market Latin America, que aconteceu em São Paulo.

Mais de 50 profissionais de turismo locais e visitantes, incluindo hoteleiros, operadores, consultores, imprensa e gestores públicos participaram de atividades de imersão e palestras, que propuseram debates sobre melhores práticas, ferramentas e soluções para desenvolver um turismo eficiente e responsável em Ilhabela.

O evento permitiu que a ilha, famosa por sua grande área de Mata Atlântica preservada e berço de culturas tradicionais caiçaras, demonstrasse aos participantes locais e internacionais suas atividades de ecoturismo, turismo de aventura e turismo de base comunitária, atividades cheias de potencial de crescimento e evolução, e que precisam de continuidade séria e comprometida dos envolvidos.

Organizado pelo Pouso Sambaquis [2], Maembipe Ecoturismo Consultoria e Hopineo [3], o evento teve o patrocínio do Pouso Sambaquis, da Secretaria Municipal de Turismo de Ilhabela, da Central dos Monitores Ambientais e do Ilhabela Convention & Visitors Bureau. Daniella Marcondes, consultora em turismo da Maembipe Ecoturismo Consultoria, abriu o evento apresentando um panorama atual sobre o perfil turístico de Ilhabela para os visitantes. No segundo dia, no Hostel Da Vila, o workshop teve início com a apresentação de D’Arcy Dornan, representante do Global Sustainable Tourism Council (GSTC) no Brasil, que falou sobre certificações e critérios para gestão do turismo sustentável. Florie Thielin, do site Hopineo, e a jornalista Ana Duék, editora do site Viajar Verde, também falaram sobre a importância de comunicar de maneira eficiente as boas práticas em turismo sustentável. Na continuação, os participantes puderam seguir a conversa e networking em uma escuna navegando pelas praias do norte da ilha.

Além dos painéis do workshop, o evento teve também visitas de campo às comunidades tradicionais caiçaras da Baía de Castelhanos com Nature Experience [4] e do Bonete com Ciribai [5] e Pousada Canto Bravo [6], além de um roteiro de observação de aves na trilha da Água Branca com Birdwatching Ilhabela [7] e Green Birds Ilhabela [8], no Parque Estadual de Ilhabela, e um tour guiado pelo Centro Histórico por Guido Botto [4].

Como resultado do evento, o grupo de profissionais produziu uma Carta Aberta com pleitos por iniciativas voltadas ao turismo sustentável na ilha, que será enviada a todos os candidatos a prefeitos do município; e firmou outros acordos que contaram com a sugestão e colaboração dos participantes para a melhoria e a formatação de novos produtos ecoturísticos em Ilhabela. Na lista abaixo uma compilação dos principais resultados do 1o Workshop de Turismo Sustentável de Ilhabela 2016:

– Redação de carta aberta colaborativa aos candidatos a prefeitos sobre desafios do turismo sustentável em Ilhabela;
– 1º encontro temático sobre turismo sustentável e ideia da criação de uma associação de profissionais do turismo para trabalhar os desafios em conjunto;
– Oportunidade e convite para se engajar ativamente e colaborar com o Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) e seus programas de avaliação de destino e de turismo sustentável;
– Documento colaborativo com ideias e sugestões para tornar as excursões e passeios mais sustentáveis (baseados nos roteiros de escuna, Bonete, Castelhanos e birdwatching);
– Criação de um website para as comunidades de Bonete e Castelhanos e treinamento de uma pessoa para administração do site; – Criação de uma biblioteca digital de fotos gratuitas para promover o ecoturismo em Ilhabela;
– Edição e publicação de vídeos colaborativos sobre o grande potencial do ecoturismo em Ilhabela.

Links e créditos:
[1] Créditos das fotos: Florie Thielin
[2] http://www.sambaquis.com.br/
[3] http://hopineo.org/en
[4] http://www.natureexperience.tur.br/
[5] http://www.ciribai.com/
[6] http://www.pousadacantobravo.com.br/
[7] http://www.facebook.com/birdwatching.ilhabela
[8] http://www.facebook.com/Green-Birds-Guias-locais-de-Ilhabela-351672114976929


contato@ilhatv.com.br | (12) 3895-4295 Copyright © Todos os diretos reservados